O poder do WordPress para os educadores

27/10/2008 § 2 Comentários

ana_laura.jpg
apoiofinal-thumb.jpg


Entrevista – Você conhece o WordPress? Muitos brasileiros já conhecem, especialmente professores. A ferramenta de blogs que já ganhou tanto terreno no Brasil a ponto de ser a segunda mais utilizada, mudou o conceito que muitos educadores tinham sobre blog. Por permitir páginas estáticas ou fixas além dos posts do blog, o WordPress ganha mais adeptos com o conceito de site-blog. Ana Laura Gomes, do Webdemais, participa do I Congresso de Tecnologias em Educação e conta um pouco mais sobre a ferramenta em seu minicurso e nesta entrevista para o Yahoo! Busca Educação.


webdemais.jpg
Qual a importância de um educador ter um blog atualmente, na sua opinião?
A vida agora é real e virtual. Faz parte da sua imagem, do seu contexto, ter um blog. O aluno quer saber quem é você e o que você tem a dizer. E não é só blog não, é Orkut, Myspace, Flickr, lastFM e muitas outras comunidades.
Outro fator importante é a colaboração. É um exercício e tanto escrever em um blog. Você fala e TEM RESPOSTA. Fica tudo ali, escrito, preto no branco. Dá para saber quantas pessoas estão lendo você. Isso sem falar na preocupação com a relevância do conteúdo, na forma de escrever, no objetivo etc.
Por que o WordPress e não outras ferramentas de blog? Quais as vantagens dele?
O WordPress é gratuíto e possui MUITAS funcionalidades. É um framework (modelo) fácil de aprender e interagir. Funciona muito bem para usuários básicos e avançados.
Você ficou com medo quando o WordPress quase foi banido no Brasil (veja aqui a notícia no Yahoo! Busca Educação)? O que fez? Como ficou sabendo?
Quase tive um treco! Minha ferramentinha do coração ia ser banida! Já estava me vendo do outro lado das grades, pois não ia conseguir abandoná-lo… Ia ter que virar contraventora, hahahahaha. Fiquei sabendo pelos meus blogs assinados. Na verdade, o pior não era perder a ferramenta, mas a forma como estava tudo construído… Depois que tive um filho senti que a gente deixa de acreditar na história do “bom selvagem”, pois todo mundo nasce com o lado bom e o lado mal, além de todas as 256 escalas de cinza entre um e outro… Mas acredito na educação e não na prisão. É MUITO mais fácil você proibir do que educar. E era este o caminho que estava sendo tomado… A resposta sempre será a educação. Com diz o provérbio-brincadeira entre os educadores, sempre Piaget, nunca Pinochet!
Conte um pouco sobre sua carreira e o que fez você construir o Webdemais.
Minha carreira é cheia de mudanças. Sou formada em tecnologia da construção civil e tenho pós em educação a distância. Comecei a brincadeira com o Autocad e me apaixonei pelos computadores e seus programas. Aprendi tudo quanto é software. Hoje sinto falta dos programas de vídeo, áudio e animação 3D, mas eu chego lá! Trabalhei com obras de recuperação, mas minha praia sempre foi o CPD (velhos tempos…). Nos últimos 9 ou 10 anos entrei também para a internet e estou nessa! Além de todo o trabalho tecnológico, xereto sempre o lado humano destes assuntos. A pedagogia para dar aulas, a arquitetura da informação e o design de interação para criar sites… Enfim, gosto de estudar, de dar aulas, palestras, blogar… e um bom filminho ou um passeio de bicicleta para relaxar!
Ana Laura Gomes, ME, é Certified Flash Professional CS3, Product Specialist Corel e sócia fundadora da Emblema Idéias Visuais está há 10 anos no mercado atuando nas áreas de comunicação visual e webdesign. Ministra cursos e palestras dos softwares Dreamweaver, Flash, Fireworks e Corel, básico e avançado. Coordena as áreas de Internet e Computação Gráfica para a Gerência de Desenvolvimento 2 do Senac-SP, tendo participação no gerenciamento de eventos e novas parcerias, na criação, desenvolvimento e atualização dos cursos do portfolio destas áreas, além da criação e desenvolvimento de material didático. Desenvolve material impresso e digital para algumas empresas como Roland Brasil e Yamaha. Atuou em diversos eventos na área de computação gráfica, demonstrando produtos, equipamentos e programas de impressão e recorte, além de suporte técnico. Escreveu para revistas especializadas e concedeu entrevistas para revistas e jornais, como Folha de São Paulo.

Anúncios

§ 2 Respostas para O poder do WordPress para os educadores

  • Cristiani disse:

    Olá, se possível gostaria de receber sugestões de filmes e músicas em inglês para trabalhar com as 5ª e 6ª séries. Desde já agradeço!!

  • ÂNGELA APARECIDA PEREIRA SANDOVAL disse:

    TRABALHO NA REDE PÚBLICA COM CRIANÇAS ESPECIAIS,O TEMA INCLUSÃO É MUITO IMPORTANTE PARA MIM E GOSTARIA DE CONHECER TRABALHOS E PUBLICAÇÕES NOVAS . PARABÉNS PELO TRABALHO QUE VEM REALIZANDO.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento O poder do WordPress para os educadores no Pesquisa Educação.

Meta

%d blogueiros gostam disto: