Vencedores de robótica educativa vão aos EUA

03/12/2008 § 10 Comentários

competicao-robotica.jpg

A competição de robótica educativa. (Crédito: Divulgação)

Notícia – O Vex Robotics Competition, competição de robótica educativa, aconteceu no último dia 29 de novembro, no Centro de Eventos Eniac, no Centro de Guarulhos. Dez equipes provenientes de São Paulo, Pernambuco, Minas Gerais e Rio Grande do Sul disputaram o título e vagas para o Vex Robotics World Championship, campeonato mundial que acontece nos dias 30 de abril e 1 e 2 de maio de 2009 no Texas, nos Estados Unidos. Os vencedores foram a equipe do Colégio Eniac e da Escola Estadual Professor Waldemar Salgado, de Santa Branca (SP).


robo-eniac.jpg
Robô vencedor da equipe Eniac (Crédito: Divulgação)
A equipe do Eniac é formada por 13 estudantes do Ensino Médio Técnico em Mecatrônica. Chamada de Eniac Challengers, a equipe venceu a competição paralela Robot Skills, na qual o piloto de cada equipe entra sozinho na arena e tem 1 minuto para fazer mais pontos.
Já no jogo Programming Skills, quem levou foi a equipe White Hurricane, da Escola Estadual Professor Waldemar Salgado. Nesta disputa, os robôs de cada equipe entram sozinhos na arena, programados para fazer os pontos em 1 minuto.
Competiram em Guarulhos as equipes Liberato, da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Novo Hamburgo, RS); Ulbra, das Escolas Ulbra São João/São Lucas (Canoas, RS); Prorobe, da Escola Municipal Emílio Meyer (Porto Alegre, RS); Erem, da Escola Municipal Emílio Meyer (Porto Alegre, RS); Eniac Challengers, do Colégio Eniac (Guarulhos, SP); Gênese, do Colégio Gênese (São Paulo, SP); Objetivo, do Colégio Objetivo (São Paulo, SP); Cotemig, do Colégio e Faculdades Cotemig (Belo Horizonte, MG) e Vextreme Team, do Divertec (Recife, PE).
O coordenador da equipe Eniac Challengers, o professor Ricardo Magalhães Silva, afirmou em comunicado à imprensa: “a Vex vai criar disputas de robótica para faculdades. A Faculdade Eniac já tem piloto para o ano que vêm”.
Laércio Irineu Filippsen, diretor administrativo da Index Robotics – empresa gaúcha que representa no Brasil a norte-americana Vex – comenta que cerca de mil equipes ao redor do mundo estão disputando jogos para participar do mundial nos Estados Unidos. “No Vex Robotics World Championship serão 300 equipes disputando o título mundial”. Filippsen acrescenta que o objetivo do evento é integrar os estudantes ao mundo da tecnologia.
equipe.jpg
Equipe Eniac (Crédito: Divulgação)
O time já está classificado para o mundial da competição internacional de robótica Elevation e é formado pelos jovens talentos Vinícius Bonfochi Vinhaes, 17 anos; Máyra Emy Lessa Ueda, 17 anos; Rodrigo Ribeiro Dias, 15 anos; Felipe Mascarenhas de Rezende; Leandro Evangelista Dias; Rainier Lorca Rivera; Henrique da Silva Ribeiro, 16 anos; Gabriel Duarte do Bonfim; Vanessa Righi Castilho; Patrícia de Oliveira Kuniyasi; 17 anos; Jhenifer Nelo Pereira Amorin; Marco Calisto, 15 anos; e Matheus de Melo Manzelli, 16 anos.
No Elevation, o desafio é fazer com que o robô pegue os cubos espalhados na arena e coloque-os nas pirâmides. Cada partida tem dois tempos, sendo cada um com abertura de 20 segundos em modo autônomo – o robô é programado para fazer as atividades automaticamente – e dois minutos com o piloto da equipe guiando o robô. Quem colocar mais cubos nas pirâmides vence a partida.

Anúncios

§ 10 Respostas para Vencedores de robótica educativa vão aos EUA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento Vencedores de robótica educativa vão aos EUA no Pesquisa Educação.

Meta

%d blogueiros gostam disto: