Inscrições abertas: Minicurso Mobilidade – tablets, celulares, laptops e mini-projetores dentro e fora da sala de aula

04/08/2013 § 2 Comentários

Estão abertas as inscrições para o minicurso “Mobilidade: tablets, celulares, laptops e mini-projetores dentro e fora da sala de aula” no Congresso ABED em 10 e 11/09/2013 em Salvador. A atividade tem carga horária de 6 horas e certificado da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED). As vagas são limitadas.

mc13logo

Veja mais sobre o curso e inscreva-se em http://www.abed.org.br/congresso2013/files/inscricao.html

Mini Cursos 19º CIAED

MC 13: Mobilidade: tablets, celulares, laptops e mini-projetores dentro e fora da sala de aula

OBJETIVO

O objetivo deste minicurso é demonstrar o uso prático da mobilidade dentro e fora da sala de aula em contexto de educação formal e informal e visando o desenvolvimento profissional de professores e o aprendizado dos alunos. Examinaremos o uso de tablets, celulares e laptops, as diferenças entre os dispositivos móveis computacionais e seus principais acessórios tais como os mini-projetores.

Porque fazer este minicurso

O Mobile Learning Congress da UNESCO em 2012 envolveu mais de 90 países com soluções de mobilidade em educação e destacaram-se o uso de tablets e celulares como dispositivos conectáveis. Das regiões mais remotas da Índia ao sertão brasileiro, a mobilidade na educação já faz história e cabe aos educadores compreender o panorama destas práticas e adaptá-las a sua realidade. Na Educação a distância esta realidade é ainda mais marcante, uma vez que as instituições cada vez mais possibilitam o acesso aos AVA por estes dispositivos.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

Módulo 1 ­ Resgate histórico e práticas off-line com QR Code e Bluetooth
* Retomada histórica do uso dos laptops na educação, celulares e tablets trazendo uma apresentação sobre obras de pesquisadores brasileiros e estrangeiros
* QR Code: a relação entre mídia impressa e dispositivos móveis, como gerar, proposta de atividades como “caça ao tesouro”
* Bluetooth: comunicação sem fio off-line entre tablets, celulares, laptops e outros dispositivos, acessórios de áudio e vídeo sem fio
* Bump e tethering:­ usar dispositivos móveis para trocar conteúdo esbarrando ou tocando tablets e celulares com o aplicativo gratuito Bump e compartilhamento de dados e conexão através dos aplicativos de tethering
Módulo 2 ­ HDMI em tablets e celulares e os projetores ­ fim da era do professor powerpoint
* HDMI, VGA, RCA ­ quais são atecnologias de conectividade de áudio e vídeo a projetores e como trabalhar com elas
* Mini-projetores: os celulares-projetores de fabricantes importados, modelos disponíveis no Brasil e mini-projetores tradicionais e com Bluetooth, Wi-Fi e Android ­ vantagens e desvantagens.
* Projeção wireless com dispositivos móveis ­ O uso de iPad e Apple TV. Adaptadores para projetores wireless. Posicionamento e estratégias de apresentação de trabalho para projeção wireless.
* Redes sociais, backchannel e dispositivos móveis ­ como gerenciar a publicação eficiente em redes sociais com dispositivos móveis e o uso produtivo do backchannel em exercícios.
Módulo 3 ­ Aplicativos educativos, livros digitais e autoria ou personalização de aplicativos
* Demonstração de repositórios de aplicativos educacionais, atividades de pesquisa e criação de portfolio de aplicativos para uso em sala de aula
* Livros digitais: análise dos conceitos de estantes digitais e disponibilização de materiais didáticos, panorama de práticas com materiais de editoras
* Criar ou personalizar um aplicativo ­ utilização de ferramentas gratuitas e redes de apoio para desenvolvimento para dispositivos móveis para criar aplicativos de conteúdo digital.
* Controle de gestos e movimentos com o uso de aplicativos interfaces de toque, acelerômetro em tablets e celulares e controle de gestos para uso em atividades educativas.
Módulo 4 ­ Publicação e dispositivos móveis
* Criação de espaços online compatíveis com dispositivos móveis que possam servir de suporte ao ensino
* Recontextualização de ambientes virtuais de aprendizagem para os dispositivos móveis
* Publicação de aplicativos na Play Store e App Store e manutenção e comunicação através da página do programa
* Portfolio móvel ­ documentação e arquivos das práticas educativas com dispositivos móveis ­ Evernote e os cadernos virtuais reais, reconhecimento de escrita nos tablets.

EMENTA

O curso visa contextualizar a discussão da mobilidade na educação, demonstrar usos práticos de tablets, celulares e laptops em contextos na Educação presencial e a Distância. A utilização de acessórios para os equipamentos móveis é mais um foco visando ampliar as possibilidades do ensino com os dispositivos computacionais móveis.

PÚBLICO-ALVO

Professores, palestrantes, pesquisadores, estudiosos de educação e tecnologia que procurem saber mais sobre os novos usos da mobilidade na educação e o potencial do aprendizado com as tecnologias móveis.

PRÉ-REQUISITOS

Sugere-se aos participantes trazer seus celulares, tablets e laptops.

AUTORES

Profa Dra Mônica Mandaji

Doutora em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2011), Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2003), Graduação em Comunicação Social pela Universidade Católica de Santos (1990), Licenciatura Plena Pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (1998), Pedagogia pela Universidade Paulista ­ UNIP. Possui Especialização em Mídias Interativas aplicadas à Educação pela PUC/SP (2003), Pós-graduação em Comunicação pela Universidade Católica de Santos (1994) e Pós-graduação em Formação de professores para Educação a Distância (2010) pela Universidade Paulista. Participou do Curso de Formação para tutoria ministrado pela OEA (2011). Pesquisadora ligada à PUC de São Paulo, no Programa de Pós-graduação em Educação: Currículo,
no Projeto O currículo da escola do século XXI:­ a integração das TIC ao currículo: inovação, conhecimento científico e aprendizagem. Projeto situado no âmbito do Projeto PUCSP, edital CNPQ/CAPES/SEED-MEC nº 76/2010 e no Projeto UCA-Um Computador por Aluno, também sob coordenação da PUC de São Paulo, trabalhando na formação de professores de escolas públicas para o uso do laptop nas práticas pedagógicas.Participou ainda do projeto (2008/2010) Integração de Tecnologias na Educação com o uso de interfaces e ferramentas da web 2.0. É professora virtual na UAB da Universidade
Federal de São Carlos, no curso de Pedagogia. Como professora atuou ainda no Instituto Europanamericano de Ensino e Educação – Europan, onde foi coordenadora de curso e na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC/SP, além da Escola Técnica Federal (CEFET). Trabalhou na elaboração de cursos para Educação a Distância com destaque para o curso de pós-graduação do Senac Nacional (Planejamento e produção de cursos de Educação a Distância), Projeto Guri da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo (Formação em Ead e Educação Musical). É autora do curso “Melhor Gestão, Melhor Ensino” da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, curso este que esta sendo implementado junto a
3440 escolas estaduais, envolvendo aproximadamente 15.000 profissionais da equipe gestora. No Instituto Crescer atua em projetos educacionais voltados à formação de professores para uso de tecnologias digitais e na formação de gestores escolares para desenvolver sua liderança, construir o planejamento estratégico e trabalhar com observação da sala de aula. Também faz a formação de professores para uso de tecnologias digitais em projetos desenvolvidos pela PUC/SP junto à Prefeitura de São Bernardo do Campo. Atuou na área de Gestão Pública, onde foi Secretária de Cultura, Esporte e Turismo na Cidade de São Vicente/SP.

Profa Dra Renata Aquino Ribeiro

Doutora em Educação – Linha de Pesquisa Tecnologias na Educação na PUC-SP (2012), Mestre em Artes – Hipermídia na University of Westminster (2003), reconhecido no Brasil pela Universidade de São Paulo (USP) e graduada em Comunicação Social – Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998). Na PUC-SP faz parte da comissão organizadora do evento Web Currículo. Ministra disciplinas de pós-graduação a distância no Senac-SP, nos cursos da área de educação e formação de professores. Foi coordenadora pedagógica de tecnologia na Editora Moderna, profissional de apoio pedagógico em EAD na Unicastelo, tutora do Projeto UCA/MEC, professora-tutora na COGEAE – PUC-SP, tutora a distância do CEAD UFOP UAB e consultora da Intel Educar. Atuou como profissional de apoio em tecnologia educacional do Projeto Gestão Escolar e Tecnologias – PUC-SP e formadora e supervisora de EAD no Projeto Guri Online.
Carreira como professora universitária inclui passagens como professora pela PUC/SP, Faculdades Euro-Panamericanas e UNIP. Experiência na área de Comunicação e Educação, com foco em Tecnologias e Educação atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologia, educação, cibercultura, internet e ativismo.

Profa Dra Adriana Lima Terçariol

Doutora em Educação e Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestre e Pedagoga pela Faculdade de Ciências e Tecnologia Unesp/Campus de Presidente Prudente/SP. Possui experiência como Coordenadora de Núcleo de Educação a Distância e como Professora na Graduação e Pós-Graduação nas disciplinas: Tecnologias Aplicadas à Educação; Educação a Distância; Formação de Professores; Metodologia da Pesquisa, entre outras áreas. Atualmente é docente na modalidade presencial e em EaD nos Cursos de Pedagogia e Química na Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Tutora em EaD no Instituto Ayrton Senna e Instituto Brasileiro de Desenho Instrucional (IBDIN).

Prof Dr Gilmar Luis Mazurkievicz

Graduado em Administração de Empresas pela Universidade do Contestado, Especialista em Sistemas de Informações Gerenciais(PUC) Especialista em Educacao a distancia(UNIREDE) e Mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina e Doutor em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina.Atualmente é coordenador Núcleo de Tecnologia e Informação e Comunicação da Universidade do Contestado, Coordenador do Núcleo de Educação a Distancia, Coordenador da Câmara de Educação a distância da ACAFE , membro da Comissão Editorial das Revistas Linha Virtual, Ágora e Iniciação, Polo ABED/SC. Professor e pesquisador tem experiência na área de Administração, Informatica e Educação, com ênfase em Tecnologia Educacional nos seguintes temas: Educação a Distância, Tecnologia de informação e Comunicação(TICs), Avaliação e Ambientes Virtuais. É avaliador institucional e de cursos do INEP – nas modalidades presencial e a distância.

Msc Profa Renata Kelly da Silva

Mestre em Educação – linha de pesquisa Novas Tecnologias em Educação pela PUC/SP, Especialista em Informática Educativa – UFES, Pedagoga – Uninove, graduada em Matemática – Unicastelo e Arte – Unicsul. Atualmente atuo como Diretora Técnica de Informações Educacionais e Tecnologia na Diretoria de Ensino Leste 3 da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Há 20 anos atuo na educação e nos últimos 13 anos na formação de docentes na área de Educação e Tecnologia. Docente no Ensino Superior em cursos de Graduação e Pós Graduação em Educação. Formadora na modalidade de Ensino a Distância em Institutos e Fundações e em cursos de extensão e aperfeiçoamento de curta e longa duração.

Mc13-ABED-Programa

Newsletter-Minicursos-ABED

Site-ABED-2013-Minicursos

Anúncios

Marcado:, , , , ,

§ 2 Respostas para Inscrições abertas: Minicurso Mobilidade – tablets, celulares, laptops e mini-projetores dentro e fora da sala de aula

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento Inscrições abertas: Minicurso Mobilidade – tablets, celulares, laptops e mini-projetores dentro e fora da sala de aula no Pesquisa Educação.

Meta

%d blogueiros gostam disto: