Minicurso ABED: Torne-se um autor no Google Acadêmico e em redes sociais científicas

31/08/2014 § 3 Comentários

Clique para ver em detalhe

Clique para ver em detalhe

Já é possível se inscrever no minicurso sobre redes sociais científicas no Congresso ABED. O congresso acontece em Curitiba de 6 a 9 de outubro.

Confira as informações e inscreva-se no site do congresso: www.abed.org.br/congresso2014

MC 19: “Google Acadêmico, Academia.edu, ResearchGate, Mendeley e outras ferramentas online de auxílio à pesquisa e divulgação artigos: como obter o máximo de suas potencialidades”
Monica Mandaji dos Santos – UNIP e Instituto Crescer
Renata Kelly da Silva – SEE-SP e PUC-SP
Renata Aquino Ribeiro – UFCE
Gilmar Mazurkiewicz – UNC – Universidade do Contestado/SP
Nuria Pons – Universidade Federal do Paraná

Confira os detalhes do curso.

Ementa em:
http://www.abed.org.br/congresso2014/minicursos/MC_19.htm

Carga horária de 6 horas, divididas em 3 partes:
– 1ª parte – 07 de outubro – das 08h as 10h
– 2ª parte – 08 de outubro – das 08h as 10h
– 3ª parte – 09 de outubro – das 08h as 10h

Mini Curso

“Google Acadêmico, Academia.edu, ResearchGate, Mendeley e outras ferramentas online de auxílio à pesquisa e divulgação artigos: como obter o máximo de suas potencialidades”

Professores
Monica Mandaji dos Santos – UNIP e Instituto Crescer
Renata Kelly da Silva – SEE-SP e PUC-SP
Renata Aquino Ribeiro – UFCE
Gilmar Mazurkiewicz – UNC – Universidade do Contestado/SP
Nuria Pons – UFPR

Objetivo e conteúdo
O objetivo deste minicurso é demonstrar o uso prático de sites e redes acadêmicas de pesquisa com indexação de artigos e citações para repercussão de produções científicas. Através da busca, catalogação, divulgação e troca de artigos entre autores, a instituição ou autor pode obter feedback sobre o trabalho realizado e inseri-lo em contexto internacional.

Conteúdo programático:
Módulo 1 – Google Acadêmico – como usar e como cadastrar artigos
* Realização de pesquisas com atalhos e uso da seção Minha Biblioteca
* Integração com Google Livros e gerenciamento do limite de páginas livres de direitos autorais
* Criação de perfil no Google Acadêmico e cadastro de artigos
* Interligação a outros autores no Google Acadêmico e citações

Módulo 2 – Mendeley – gerenciamento de bibliografias
* Criação de perfil na rede social acadêmica e seguir outros pesquisadores
* Mendeley desktop software para gerenciamento de bibliografias
* Grupo no Mendeley para divulgação de um grupo de pesquisa ou instituição
* Equipe de pesquisa no Mendeley – gerenciamento de um trabalho colaborativo

Módulo 3 – Academia.edu – publicação e compartilhamento de artigos
* Criação de perfil na página da instituição na rede social acadêmica
* Publicação de material na rede social
* Compartilhamento e troca com outros usuários
* Gerenciamento de notificações

Módulo 4 – ResearchGate e outros espaços, dilemas éticos
* ResearchGate e outros espaços de produções científicas
* Dilema Ético I – Vigilância a pesquisas – A relação Google e NSA governo dos EUA, Marco Civil e NETMundial
* Dilema Ético II – Comercialização e pesquisas – A compra do Mendeley pela Elsevier e o protesto de Danah Boyd
* Dilema Ético III – Acesso aberto e direito do autor – A publicação de artigos em redes sociais acadêmicas e direitos autorais

Público-alvo:
Pesquisadores, professores, profissionais atuantes na área de educação pública ou privada.
Palestrantes, estudiosos que procurem saber mais sobre as potencialidades dos sites e das redes acadêmicas de pesquisa e publicação científica para educação e que procurem obter o máximo de repercussão e indexação de suas produções.

Pré-requisitos
Sugere-se aos participantes trazerem seus computadores.

Curriculuns

Mônica Mandaji
Doutora em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2011), Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2003), Graduação em Comunicação Social pela Universidade Católica de Santos (1990), Licenciatura Plena Pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (1998), Pedagogia pela Universidade Paulista ­ UNIP. Possui Especialização em Mídias Interativas aplicadas à Educação pela PUC/SP (2003), Pós-graduação em Comunicação pela Universidade Católica de Santos (1994) e Pós-graduação em Formação de professores para Educação a Distância (2010) pela Universidade Paulista. É professora virtual na UAB da Universidade Federal de São Carlos, no curso de Pedagogia. É autora do curso “Melhor Gestão, Melhor Ensino” da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, curso este que está sendo implementado junto a 3440 escolas estaduais, envolvendo aproximadamente 15.000 profissionais da equipe gestora. No Instituto Crescer atua em projetos educacionais voltados à formação de professores para uso de tecnologias digitais e na formação de gestores escolares para desenvolver sua liderança, construir o planejamento estratégico e trabalhar com observação da sala de aula.

Renata Aquino Ribeiro
Doutora em Educação – Linha de Pesquisa Tecnologias na Educação na PUC-SP (2012), Mestre em Artes – Hipermídia na University of Westminster (2003), reconhecido no Brasil pela Universidade de São Paulo (USP) e graduada em Comunicação Social – Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998). Pesquisadora na FEEAC/UFC CNPQ em projeto na área de desenvolvimento social. Na PUC-SP fez parte da comissão organizadora do evento Web Currículo. Foi coordenadora pedagógica de tecnologia na Editora Moderna, profissional de apoio pedagógico em EAD na Unicastelo, tutora do Projeto UCA/MEC, professora-tutora na COGEAE – PUC-SP, tutora a distância do CEAD UFOP UAB e consultora da Intel Educar. Atuou como profissional de apoio em tecnologia educacional do Projeto Gestão Escolar e Tecnologias – PUC-SP e formadora e supervisora de EAD no Projeto Guri Online. Carreira como professora universitária inclui passagens como professora pela PUC/SP, Faculdades Euro-Panamericanas e UNIP. Experiência na área de Comunicação e Educação, com foco em Tecnologias e Educação atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologia, educação, cibercultura, internet e ativismo.

Gilmar Luis Mazurkievicz
Graduado em Administração de Empresas pela Universidade do Contestado, Especialista em Sistemas de Informações Gerenciais (PUC) Especialista em Educação a distancia(UNIREDE) e Mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina e Doutor em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é coordenador Núcleo de Tecnologia e Informação e Comunicação da Universidade do Contestado, Coordenador do Núcleo de Educação a Distancia, Coordenador da Câmara de Educação a distância da ACAFE, membro da Comissão Editorial das Revistas Linha Virtual, Ágora e Iniciação, Polo ABED/SC. Professor e pesquisador tem experiência na área de Administração, Informática e Educação, com ênfase em Tecnologia Educacional nos seguintes temas: Educação a Distância, Tecnologia de informação e Comunicação (TICs), Avaliação e Ambientes Virtuais. É avaliador institucional e de cursos do INEP – nas modalidades presencial e a distância.

Renata Kelly da Silva
Mestre em Educação – linha de pesquisa Novas Tecnologias em Educação pela PUC/SP, Especialista em Informática Educativa – UFES, Pedagoga – Uninove, graduada em Matemática – Unicastelo e Arte – Unicsul. Atualmente atuo como Diretora Técnica de Informações Educacionais e Tecnologia na Diretoria de Ensino Leste 3 da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Há 20 anos atuo na educação e nos últimos 13 anos na formação de docentes na área de Educação e Tecnologia. Docente no Ensino Superior em cursos de Graduação e Pós Graduação em Educação. Formadora na modalidade de Ensino a Distância em Institutos e Fundações e em cursos de extensão e aperfeiçoamento de curta e longa duração.

Nuria Pons
Professora Adjunto da Universidade Federal do Paraná, Doutora em Educação: Currículo, no eixo Tecnologias e Educação (2008) PUCSP, Mestre em Educação no Ensino Superior , no eixo Educação a Distância e Formação de Professores (2002) PUCCamp, possui graduação em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1985) , especialista em Leitura Crítica (UNESP – 2000). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em educação à distância, aprendizagem interativa, métodos e práticas na educação a distância, educação semipresencial em ensino superior e educação a distância on-line e uso de tecnologias digitais na educação. Coordenadora do Laboratório de Cultura Digital UFPR/MinC

Confira a Programação completa aqui

Anúncios

Marcado:, , , , , ,

§ 3 Respostas para Minicurso ABED: Torne-se um autor no Google Acadêmico e em redes sociais científicas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento Minicurso ABED: Torne-se um autor no Google Acadêmico e em redes sociais científicas no Pesquisa Educação.

Meta

%d blogueiros gostam disto: