Painel ENDIPE – Problematizando TIC, experiência e inovações pedagógicas em processos de ensino e de aprendizagem

13/11/2014 § Deixe um comentário

Saiu o e-book da Editora UECE com as produções do ENDIPE 2014. Veja os detalhes do trabalho.

Clique para ver em detalhe

Clique para ver em detalhe

CAROLEI, P. RIBEIRO, R. A. Práticas educacionais imersivas e investigativas como propostas para inovação na incorporação de tecnologias no processo de ensino-aprendizagem. In:
LIMA, M., CAVALCANTE, M., SALES, J., FARIAS, I. (orgs.) Didática e a prática de ensino na relação com a escola – Livro 1. Fortaleza: CE: Ed. UECE, 2015. Recurso digital. Coleção Práticas Educativas. Trabalhos apresentados no XVII ENDIPE – Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, realizado em Fortaleza, CE, de 11 a 14 de novembro de 2014. 4.778 p. ISBN: 978-85-7826-296-9
Disponível em:
http://www.uece.br/endipe2014/ebooks/livro1/430-_PR%C3%81TICAS_EDUCACIONAIS_IMERSIVAS_E_INVESTIGATIVAS_COMO_PROPOSTAS_PARA_INOVA%C3%87%C3%83O.pdf
ou
http://bit.ly/endipeuece
ou
https://pesquisaeducacao.files.wordpress.com/2014/11/430.pdf

Clique para ver em detalhe

Clique para ver em detalhe

No ENDIPE 2014 – Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino – que acontece de 11 a 14 de novembro de 2014 na UECE – Universidade Estadual do Ceará – foi apresentado o painel “Problematizando TIC, experiência e inovações pedagógicas em processos de ensino e de aprendizagem”.

Confira os detalhes do trabalho científico:

Data
13/11/2014
Horário
16:40 – 18:10 h
Local
SEBRAE – Auditório
Autores
FELIPE GUSTSACK, JOICE NUNES LANZARINI, DÓRIS MARIA LUZZARDI FISS, ISRAEL DA SILVA AQUINO, PAULA CAROLEI, RENATA AQUINO RIBEIRO
Título
PROBLEMATIZANDO TIC, EXPERIÊNCIA E INOVAÇÕES PEDAGÓGICAS EM PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM
Eixo temático
1.3 Tecnologias, educação a distância e inovações pedagógicas

PROBLEMATIZANDO TIC, EXPERIÊNCIA E INOVAÇÕES PEDAGÓGICAS EM PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM

Resumo do painel

Autores
FELIPE GUSTSACK, JOICE NUNES LANZARINI, DÓRIS MARIA LUZZARDI FISS, ISRAEL DA SILVA AQUINO, PAULA CAROLEI, RENATA AQUINO RIBEIRO

Os textos deste painel agregam debates que envolvem, especialmente, Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC, experiência, Ambientes Virtuais de Aprendizagem e inovações pedagógicas em suas relações com formação de professores. O Primeiro apresenta um conjunto de referências teóricas visando mudanças nas concepções de educação, tecnologias, experiência e aprendizagem, valendo-se de estudo de trabalhos que trataram da inserção de tecnologias na escola nas três últimas edições do ENDIPE. Conversa com autores como Moran, Masetto e Behrens, Larrosa, Maturana e Varela, Moraes, Mamede-Neves & Duarte, Passegui, Ramal, entre outros. O segundo, fruto de pesquisa desenvolvida com licenciandos dos cursos de História, Letras e Ciências Sociais de uma Universidade Federal, discute funções dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem – AVA como ferramentas de interação e seus efeitos na produção de conhecimento em autoria colaborativa. A matriz teórica constitui-se de autores como Cesar Coll, Carles Monereo, Luciana de Souza Gracioso, Gustavo Saldanha e José Armando Valente. O terceiro resulta de comparação entre dados de duas pesquisas. Uma que avaliou propostas pedagógicas inovadoras, com incorporação de novas tecnologias, de professores universitários em cursos de docência no ensino superior, vivenciando práticas imersivas. A outra objetivou identificar características das práticas inovadoras quanto à integração de tecnologias ao currículo, analisando publicações dos Seminários Web Currículo, para visualizar tendências dessas práticas. Os conceitos que permitem comparar as duas pesquisas são inovação pedagógica, práticas imersivas e incorporação de tecnologias ao currículo e às práticas pedagógicas. As conclusões deste painel mostram avanços quanto aos conceitos configurados nos debates nas diferentes instâncias de formação a que aludem os textos. O painel permite afirmar que estamos, professores e pesquisadores, aprendendo a inserir tecnologias nas escolas e ultrapassando preocupações conteudistas, já que nossas ações vêm incorporando cada vez mais tecnologias e produção de autorias colaborativas como processos de aprendizagem.

Palavras-chave: TIC, inovações, experiências pedagógicas.

Este resumo pode ser citado como

GUSTSACK, Felipe. LANZARINI, Joice. FISS, Dóris. AQUINO, Israel. CAROLEI, Paula. RIBEIRO, Renata Aquino. Problematizando TIC, experiência e inovações pedagógicas em processos de ensino e de aprendizagem. XVII ENDIPE – Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino: caderno de resumos: pôsteres e painéis. Fortaleza, CE. Ed. UECE, 2014. 528p. p. 405. 11 a 14 de novembro de 2014. ISBN 978-85-7826-226-6

Veja a apresentação

Veja a apresentação

PRÁTICAS EDUCACIONAIS IMERSIVAS E INVESTIGATIVAS COMO PROPOSTAS PARA INOVAÇÃO NA INCORPORAÇÃO DE TECNOLOGIAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Autores
PAULA CAROLEI, RENATA AQUINO RIBEIRO

Resumo

Esse artigo resulta de comparação entre dados de duas pesquisas. A primeira avaliou a evolução de propostas pedagógicas inovadoras, com incorporação de novas tecnologias, de professores universitários que frequentavam curso de docência no ensino superior, vivenciando práticas imersivas. A segunda pesquisa objetivou identificar características das práticas inovadoras quanto à integração de tecnologias ao currículo, analisando publicações dos Seminários Web Currículo, para auxiliar na identificação de tendências para práticas inovadoras a partir das publicações no blog Web Currículo, de 2008 a 2011. Os conceitos que permitem comparar as duas pesquisas são inovação pedagógica, práticas imersivas e incorporação de tecnologias ao currículo e às práticas pedagógicas. A segunda pesquisa mostra uma evolução do evento de 2008 para o de 2010 com maior correlação entre práticas e teorias pedagógicas e também aumento da valorização de compartilhamentos e práticas colaborativas. Percebe-se uma tendência para inovação que vai ampliando da simples transposição em novos formatos para uma abertura ao compartilhamento e à autoria colaborativa. Na primeira pesquisa, o fato de os professores terem sido provocados por vivências imersivas, que envolveram criação de ações de autoria permeando as funções psicológicas de Jung (sensação, sentimento, intuição e pensamento) relacionadas com as propostas de Delors (aprender a ser, a fazer, a conhecer e a conviver), percebe-se transformação significativa nos seus projetos didáticos, especialmente quanto à inovação pedagógica, pois não se detiveram no uso da ferramenta ou em transposições didáticas, mas trouxeram novas formas de ensinar e aprender que envolveram sensibilização, troca de experiência e colaboração. Da comparação podemos perceber que há predominância das ferramentas tecnológicas, de publicação (blogs, podcasts), de comunicação (chat, videoconferências), de produção (wikis, google-docs), novos devices (netbook, tablets e celulares) e de ambientes (AVAs, Metaversos) ultrapassando preocupações de publicar ou transpor conteúdos para um formato digital, revelando autorias colaborativas.

Palavras-chave: experiências imersivas, inovação, tecnologia.

Este resumo pode ser citado como:

CAROLEI, P. RIBEIRO, R. A. Práticas educacionais imersivas e investigativas como propostas para inovação na incorporação de tecnologias no processo de ensino-aprendizagem. In: GUSTSACK, Felipe. LANZARINI, Joice. FISS, Dóris. AQUINO, Israel. CAROLEI, Paula. RIBEIRO, Renata Aquino. Problematizando TIC, experiência e inovações pedagógicas em processos de ensino e de aprendizagem. XVII ENDIPE – Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino. Fortaleza, CE. Ed. UECE, 2014. 11 a 14 de novembro de 2014.

Anúncios

Marcado:, , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento Painel ENDIPE – Problematizando TIC, experiência e inovações pedagógicas em processos de ensino e de aprendizagem no Pesquisa Educação.

Meta

%d blogueiros gostam disto: