Tecnologia e protagonismo na Nave do Conhecimento de Nova Brasília, Complexo do Alemão – RJ

20/09/2015 § Deixe um comentário

Conhecer uma experiência de incentivo ao empoderamento e ao protagonismo através da tecnologia sempre é muito gratificante. E um excelente exemplo de um trabalho como esse acontece na Nave do Conhecimento em Nova Brasília, no Complexo do Alemão no Rio de Janeiro.

Pude conhecer o belo trabalho realizado pelo CECIP no último dia 16/9. O Felipe Fernandes do Code Club Brasil trouxe-me no espaço e pude conhecer todas as partes do maravilhoso trabalho realizado lá. Há espaços de iniciação digital, games de movimento, treinamento em redes, edição digital de imagens, estúdio e cursos de tecnologia e design para o dedicado e entusiasmado público da região.

A conversa com o público da Nave do Conhecimento tratou de temas importantíssimos e fiz este post para deixar algumas referências importantes.

* Futuro da internet e participação social
O tema “Governança da Internet” já tinha sido foco de um evento anterior na FGV-Rio e é sempre bom reforçar que a sociedade civil pode – e deve – fazer ouvir sua voz sobre o futuro da internet. Apresentei organizações como o CGI.br, a ICANN e convidei a todos a conhecerem melhor essas organizações e participarem de seus cursos e redes.
Alguns lugares para começar:
Escola de Governança da Internet: curso anual que recebe inscrições de todo o Brasil de interessados em discutir o tema. Acontece em SP e há o custeio de passagem e hospedagem para os selecionados. Para fazer o processo de seleção, é preciso mostrar interesse no tema e estar informado sobre os assuntos relacionados ao futuro da internet.
– ICANN NextGen e Fellowship
Programas que selecionam interessados em discutir governança de internet e conhecer um pouco mais sobre a indústria de domínios. O fellowship une pessoas de todo. O NextGen é direcionado a participantes de 18-30 anos e acontece só na América Latina.
Grupo Governança da Internet no Facebook
Um espaço em que são compartilhadas notícias e eventuais discussões sobre o tema.

* Futuro da tecnologia, realidade virtual e realidade aumentada
Google Cardboard: versão de óculos de realidade virtual mais simples que o Google Glass.

Meu agradecimento às turmas e ao pessoal do CECIP que participaram do bate-papo, com a excelente condução e mediação de Nailton de Agostinho Maia e Maria Beatriz Carvalho de Araujo do CECIP. Ainda recebi a carta de agradecimento mais linda de participação lá no espaço, muito obrigada.

Veja algumas fotos do momento.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios

Marcado:, , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento Tecnologia e protagonismo na Nave do Conhecimento de Nova Brasília, Complexo do Alemão – RJ no Pesquisa Educação.

Meta

%d blogueiros gostam disto: