Tecnologia e protagonismo na Nave do Conhecimento de Nova Brasília, Complexo do Alemão – RJ

Conhecer uma experiência de incentivo ao empoderamento e ao protagonismo através da tecnologia sempre é muito gratificante. E um excelente exemplo de um trabalho como esse acontece na Nave do Conhecimento em Nova Brasília, no Complexo do Alemão no Rio de Janeiro.

Pude conhecer o belo trabalho realizado pelo CECIP no último dia 16/9. O Felipe Fernandes do Code Club Brasil trouxe-me no espaço e pude conhecer todas as partes do maravilhoso trabalho realizado lá. Há espaços de iniciação digital, games de movimento, treinamento em redes, edição digital de imagens, estúdio e cursos de tecnologia e design para o dedicado e entusiasmado público da região.

A conversa com o público da Nave do Conhecimento tratou de temas importantíssimos e fiz este post para deixar algumas referências importantes.

* Futuro da internet e participação social
O tema “Governança da Internet” já tinha sido foco de um evento anterior na FGV-Rio e é sempre bom reforçar que a sociedade civil pode – e deve – fazer ouvir sua voz sobre o futuro da internet. Apresentei organizações como o CGI.br, a ICANN e convidei a todos a conhecerem melhor essas organizações e participarem de seus cursos e redes.
Alguns lugares para começar:
Escola de Governança da Internet: curso anual que recebe inscrições de todo o Brasil de interessados em discutir o tema. Acontece em SP e há o custeio de passagem e hospedagem para os selecionados. Para fazer o processo de seleção, é preciso mostrar interesse no tema e estar informado sobre os assuntos relacionados ao futuro da internet.
– ICANN NextGen e Fellowship
Programas que selecionam interessados em discutir governança de internet e conhecer um pouco mais sobre a indústria de domínios. O fellowship une pessoas de todo. O NextGen é direcionado a participantes de 18-30 anos e acontece só na América Latina.
Grupo Governança da Internet no Facebook
Um espaço em que são compartilhadas notícias e eventuais discussões sobre o tema.

* Futuro da tecnologia, realidade virtual e realidade aumentada
Google Cardboard: versão de óculos de realidade virtual mais simples que o Google Glass.

Meu agradecimento às turmas e ao pessoal do CECIP que participaram do bate-papo, com a excelente condução e mediação de Nailton de Agostinho Maia e Maria Beatriz Carvalho de Araujo do CECIP. Ainda recebi a carta de agradecimento mais linda de participação lá no espaço, muito obrigada.

Veja algumas fotos do momento.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s