CV Lattes e artigos

Renata Aquino Ribeiro é pesquisadora independente e professora e uma das fundadoras da E.I. Pesquisas. No Internet Freedom Festival 2017, líder da trilha temática Regiões e Grupos. Na ICANN57, uma coach. Também faz parte do IGF – Grupo Consultivo Multistakeholder no Fórum de Governança da Internet promovido pelas Nações Unidas, representando a Sociedade Civil. Em 2015, foi professora no Campus de TI da Cidade de Quixadá, na Universidade Federal do Ceará (UFC), Brasil. Em 2014, Dra. Ribeiro foi pesquisadora em desenvolvimento social, tecnologia e educação na Faculdade de Economia e Negócios (FEAAC) da UFC. Durante a última década, participou de debates sobre governança na Internet, como os IGFs regionais e participou da ICANN53 como fellow, aluna da Escola de Governança da Internet 2014 do CGI.br, participante do LACRALO ALS Nexti e participante do NCUC na ICANN. Com mais de 15 anos de experiência em mercados de tecnologia e educação, Dra. Ribeiro adquiriu um amplo conhecimento de e-learning, design instrucional, edtech e mídias sociais para indústrias de aprendizagem. Além disso, o Dr. Ribeiro ensinou em universidades e projetos de educação e tecnologia envolvendo ONGs, escolas públicas e privadas e programas de treinamento corporativo. Tem doutorado concluído em 2012 em Educação: Currículo como parte do grupo de pesquisa em Tecnologias em Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Ribeiro é também Mestre em Artes pela Universidade de Westminster (Reino Unido – 2003), validado no Brasil pela Universidade de São Paulo (USP). Seu bacharelado é em Jornalismo da PUC-SP (1998).

Confira aqui alguns artigos de educação, comunicação e tecnologia.

Acesse meu Lattes em http://bit.ly/lattesrar

Tese

RIBEIRO, R. A. Caminhos para práticas pedagógicas inovadoras de ensino e aprendizagem: uma análise a partir dos I e II Seminários Web Currículo. Tese. Doutorado em Educação: Currículo. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2012. orient. ALMEIDA, M. E. B.
Disponível no repositório da PUC-SP: http://bit.ly/renataphd
Disponível neste link: https://pesquisaeducacao.files.wordpress.com/2021/02/tese-doutorado-renata-aquino-ribeiro.pdf
Disponível também em livro para compra: http://bit.ly/livronea
Amostra da Capa e Contracapa

Artigos completos publicados em periódicos

CAMAS, N. MANDAJI, M. MENGALLI, N. RIBEIRO, R. PROFESSOR E CULTURA DIGITAL: REFLEXÃO TEÓRICA ACERCA DOS NOVOS DESAFIOS NA AÇÃO FORMADORA PARA NOSSO SÉCULO. Revista Reflexão e Ação. v. 21, n. 2, 2013. P. 179 – 198. Disponível em: http://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/3834 ou aqui
ISSN 1982-9949

CAMAS, Nuria P. MANDAJI, M. RIBEIRO, Renata Aquino. A INTEGRAÇÃO DE REDES SOCIAIS E A PESQUISA EM EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO E TECNOLOGIA: ESTUDO DE CASO DO BLOG WEB CURRÍCULO. Revista Ação Midiática. V. 1, n. 5, 2013. P. 1-21. Disponível em: http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs/index.php/acaomidiatica/article/view/32764 ou aqui
DOI: http://dx.doi.org/10.5380/am.v0i5
ISSN 2238-0701

MANDAJI, M. RIBEIRO, R. A. Tecnologias de Informação e Comunicação: como utilizá-las para a colaboração nas práticas pedagógicas? In: Práticas Pedagógicas: Registros e Reflexões – Revista Científica Colégio Novo Tempo. Vol. 2, No. 1, 2013. Colégio Novo Tempo, São Paulo. Disponível em: http://cntpp.educacao.ws/index.php/novotempo/article/view/16
ISSN 2238-6025
https://pesquisaeducacao.files.wordpress.com/2013/10/artigo-colaboracao.pdf
ISSN 2238-6025

OLIVEIRA, P. G. RIBEIRO, R. A. CABRAL, A. C. A., SANTOS, S. M. O Marketing Social como diferencial competitivo: o caso da empresa Expresso Guanabara. Revista Eletrônica de Administração e Turismo. V. 7, N. 4, 2015. P. 740-750. ISSN: 2316-5812. Qualis B3. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/AT/article/view/5899

Livros publicados/organizados ou edições ou capítulos

RIBEIRO, R. A. MANDAJI, M. CAMAS, N. CAROLEI, P., MENGALLI, N. Capítulo 12: Uso do CHIC na Análise de Práticas em Educação e Tecnologia. in: VALENTE, J. A. ALMEIDA, M. E. B. Uso do CHIC na formação de educadores: à guisa de apresentação dos fundamentos e
pesquisas em foco. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2015. Livro eletrônico (epub).
ISBN 978-85-7785-409-7 (versão impressa)
ISBN 978-85-7785-408-0 (versão digital)
Disponível em:
https://books.google.com.br/books?id=H7jHCgAAQBAJ
Trecho da introdução do capítulo
Disponível em:
https://pesquisaeducacao.files.wordpress.com/2016/02/chic-play-trecho-introducao.pdf

RIBEIRO, R. A. MANDAJI, M. CAMAS, N. P. V., MENGALLI, N. M. TERÇARIOL, A. A. L. ¿Tendencias e Innovaciones, en qué medida el maestro las percibe en su práctica? Un análisis de las prácticas de la integración curricular de las TIC por médio de Blog Webcurrículo. In: CLARENC, C. A., LÓPEZ, C. M. et al. Libro de Actas 2013: Memorias del Congreso Virtual Mundial de e-Learning. Congreso Virtual Mundial de e-Learning. Ed. Lulu. 2014. Disponível em: http://www.congresoelearning.org/page/libro-de-actas-2013 ou aqui
ISBN 978-1-326-01142-0

RIBEIRO, R. A. Prefácio. In: MERIJE, W. Mobimento Educação e Comunicação Mobile. Editora Peirópolis, São Paulo, 2013.
http://www.editorapeiropolis.com.br/2012/07/20/mobimento-prefacio/
Ou aqui. Online também no Issuu e aqui
Finalista na Categoria Educação – Prêmio Jabuti 2013
ISBN: 978-85-7596-262-6

MANDAJI, M. RIBEIRO, R. A. Tecnologias de Informação e Comunicação o meio ou o fim para o estabelecimento da colaboração nas práticas pedagógicas? In: TONUS, M. CAMAS, N. (org.). Tecendo Fios na Educação Da informação nas redes à construção de conhecimento mediada pelo professor. Editora CRV, Curitiba, 2012.
http://www.editoracrv.com.br/?f=produto_detalhes&pid=3598 ou http://bit.ly/livrotece
ISBN: 978-85-8042-466-9

RIBEIRO, R. A. MOORE, M. KEARSLEY, G. Educação a distância: sistemas de aprendizagem on-line. Revisão e adaptação. Cengage Learning – Trilha Editorial. São Paulo, 2014.
http://www.cengage.com.br/ls/educacao-a-distancia-sistemas-de-aprendizagem-on-line-traducao-da-3a-edicao-norte-americana/
Sumário aqui e no Issuu
ISBN-10: 852211286X
ISBN-13: 9788522112869

RIBEIRO, R. A. KEARSLEY, G. EDUCAÇÃO ON-LINE – Aprendendo e ensinando. Revisão técnica. Cengage Learning. São Paulo, 2012.
http://www.cengage.com.br/ls/educacao-on-line-aprendendo-e-ensinando/
ISBN-10: 8522111340
ISBN-13: 9788522111343
Sumário aqui e no Issuu

Textos publicados em jornais ou revistas

ALMEIDA, M. E. B. SILVA, M. G. M. RIBEIRO, R. A. Webconferência Web Currículo: Integração de Tecnologias de Informação e Comunicação ao Currículo em webconferência, blog e Second Life. In Galáxia da Educação a Distância – Edição temática 7o SENAED Seminário Nacional de Educação a Distância. ABED – Associação Brasileira de Educação a Educação a Distância, São Paulo. V. 1, n. 1, 01 jul. 2009, p. 8-9.
Disponível em:
https://pesquisaeducacao.files.wordpress.com/2013/10/galaxia-abed.pdf

RIBEIRO, R. A. CAMARGO, P. Formação de professores em uma nova era: o desafio do ensino digital e a integração da tecnologia ao currículo. In: Revista Educatrix. Ano 3, no. 4, maio de 2013. Editora Moderna, São Paulo. P. 18 – 22.
Disponível em: https://pesquisaeducacao.files.wordpress.com/2013/06/educatrix-webcurriculo.pdf

Trabalhos completos publicados em anais de congressos

TERCARIOL, A. MAZURKIEVICZ, G. MANDAJI, M. SILVA, R. RIBEIRO, R. PONS, N. A INTERNET E AS REDES SOCIAIS NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO: PRÁTICAS COLABORATIVAS NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES EM SERVIÇO IV Congreso Iberoamericano Estilos de Aprendizaje: Integrando saberes para una mejor educación. Anales… 26-28 de julho de 2017. Concepción, Chile. Disponível em: http://ciea.udec.cl/Anales_del_CIEA.pdf ou https://pesquisaeducacao.files.wordpress.com/2018/12/Anales-del-CIEA.pdf

OLIVEIRA, P. CABRAL, A. RIBEIRO, R. FREITAS Fo., W. SANTOS, S. CREATIVE ECONOMY AND SMALL BUSINESS ENTREPRENEURSHIP: A CASE STUDY IN A DESIGN COMPANY. Second International Conference WINIR – World Interdisciplinary Network of Institutional Research. Anais… 10-13 de setembro de 2015. Rio de Janeiro, RJ. Disponível em: http://winir.org/content/uploads/Conference_Papers_2015/WINIR2015_Renata-Ribeiro_577698_1437062825.pdf ou https://pesquisaeducacao.files.wordpress.com/2014/09/winir.pdf

TERÇARIOL, A. A. L. MELLO, F. S. O. MANDAJI, M. MENGALLI, N. M. CAMAS, N. P. V. RIBEIRO, R. A. Design pedagógico de cursos a distância e a integração de mídias: concepções e práticas. In: Anais… 20o. Congresso Internacional ABED de Educação a Distãncia. ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância. Curitiba, 2014. Disponível em: http://www.abed.org.br/hotsite/20-ciaed/pt/anais/pdf/231.pdf ou aqui
ISSN 2175-4098

RIBEIRO, R. TERÇARIOL, A. SILVA, R. MANDAJI, M. Tendências e Inovações até que ponto o professor as percebe em sua prática? Uma análise das práticas de Integração das TICs ao Currículo a partir do Blog Web Currículo. Anais do 19o Congresso Internacional ABED 2013. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2013/cd/250.doc
ou
https://pesquisaeducacao.files.wordpress.com/2013/10/artigo-tendencias.pdf

RIBEIRO, R. SPILKER, M. MANDAJI, M. SILVA, R. TERÇARIOL, A. EDUCAÇÃO E MOBILIDADE: PERSPECTIVAS PARA INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS MÓVEIS AO CURRÍCULO. Atas do III Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning. 2013. Disponível em: http://lead.uab.pt/OCS/index.php/CLB/club/paper/view/255 ou
https://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/3099 ou aqui
ISBN: 978-972-674-738-3

ALLAN, L. M. V. RIBEIRO, R. A. MANDAJI, M. RIBEIRO, J. DELAGE, R. M. GOMIERO, D. KESSEL, Z. Relato de prática pedagógica sobre uso de tecnologias móveis em ação de ensino e aprendizagem. In: Anais… III Seminário Web Currículo PUC-SP. PUC-SP, 2012. Disponível em: https://pesquisaeducacao.files.wordpress.com/2013/10/formulario_relato_praticas-educonexao-site.pdf

RIBEIRO, R. SILVA, R. MANDAJI, M. “WEBRÁDIO ABED”-CONVERGÊNCIA DE MÍDIAS E PROCESSOS COLABORATIVOS NA CRIAÇÃO DE UMA REDE DE INFORMAÇÕES JUNTO AOS SUJEITOS DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM EAD Anais do 16o Congresso Internacional ABED 2010. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2010/cd/252010190908.pdf
ou
https://pesquisaeducacao.files.wordpress.com/2013/10/artigo-webradio.pdf

RIBEIRO, R. MANDAJI, M. CAMAS, N. TERÇARIOL, A. SILVA, R. MENGALLI, N. PATHS TO INNOVATIVE PEDAGOGICAL PRACTICES FOR LEARNING AND TEACHING: AN ANALYSIS CONSIDERING THE I AND II WEB CURRICULUM SEMINARS. ICERI 2013 Proceedings. Disponível em: http://library.iated.org/view/RIBEIRO2013PAT

RIBEIRO, R. A. ALMEIDA, M. E. B. Estudo de caso: Avaliação do II Seminário Web Currículo com o uso de Google Docs e Qualiquantisoft para a pesquisa acadêmica. In: I Encontro Internacional TIC e Educação. ticEDUCA2010., 2010, Lisboa. I Encontro Internacional TIC e Educação. Inovação curricular com TIC. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2010. p. 113-119. Disponível em: https://pesquisaeducacao.files.wordpress.com/2013/10/qualiquanti-final.pdf

ALMEIDA, M. E. B. RIBEIRO, R. A. WEB 2.0 NA EDUCAÇÃO EM BLOGS, WIKIS E AUTORIA COLABORATIVA. ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA NO BRASIL. Anais da VI Conferência Internacional de TIC na Educação – Challenges – Universidade do Minho. Braga, Portugal, 2009. Disponível em: https://pesquisaeducacao.files.wordpress.com/2013/10/w2-final.pdf

REDIGOLO, Gilberta Alessandra. RIBEIRO, Renata Aquino. Educação para competências no mundo digital: o currículo em discussão em atividade interdisciplinar no PPG Educação: Currículo PUC-SP. In: Anais… VIII Encontro de Pesquisadores em Educação: Currículo PUC-SP. 2009. São Paulo, PUC-SP. Disponível em: https://pesquisaeducacao.files.wordpress.com/2013/10/redigolo_aquino.pdf

REDIGOLO, G. A. RIBEIRO, R. A. Competências para Educação e as Tecnologias: Um estudo baseado em textos brasileiros e europeus. In: Anais IV Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares. João Pessoa, Paraíba. 2009. Apresentação Disponível em: http://www.slideshare.net/renataaquino/apresentacao-coloquio-internacional-curriculo-educacao

ASSIS, M. P. and RIBEIRO, R. A. (2010). Considerations about the Introduction of ICT in Education: How
can Teachers Overcome this Challenge. EDEN 2010 Annual Conference – Media Inspirations for
Learning What makes the impact?, European Distance and E-Learning Network, Valencia, Spain. https://pesquisaeducacao.files.wordpress.com/2013/10/lattes-considerations.pdf

ASSIS, M. P., M. E. B. Almeida, et al. (2010). Web Curriculum – The integration of ICT in education. e-Society 2010, IADIS Press, Porto, Portugal. https://pesquisaeducacao.files.wordpress.com/2013/10/lattes-web_curriculum.pdf

SANTOS, S. M. ; BENEVIDES, B. I. L. ; CABRAL, A. C. A. ; HOLT, N. L. S. ; RIBEIRO, R. A. . A relação entre preço e demanda por jogos de futebol no Brasil. In: XVII SEMEAD – Seminários em Administração FEA USP, 2014, São Paulo. XVII SEMEAD – Seminários em Administração FEA USP. São Paulo: SEMEAD, 2014.
Disponível em: http://semead6.tempsite.ws/17semead/resultado/trabalhosPDF/1044.pdf
ou
Disponível em:
https://pesquisaeducacao.files.wordpress.com/2013/10/semead-2014.pdf
ISSN 2177-3866

BENEVIDES, B. I. SANTOS, S. M. CABRAL, A. C. A. RIBEIRO, R. A. HOLT, N. L. S. Determinants of Football Games Demand in Brazil and England. In: 10th Research Workshop on Institutions and Organizations – RWIO. Center for Organization Studies – CORS. 8-9th Sept. 2015. USP, FGV, Insper, UFBA, UFRJ, UFSCar.
Disponível em: http://cors.usp.br/rwio/10rwio/5.pdf ou https://pesquisaeducacao.files.wordpress.com/2013/10/determinants-cors.pdf

SANTOS, S. M., BENEVIDES, B. I. L., CABRAL, A. C. A., PESSOA, M. N. M., RIBEIRO, R. A., HOLT, N. L. S. Determinantes da demanda por jogos de futebol no Brasil e na Inglaterra In: XXXVIII EnANPAD Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, 2014, Rio de Janeiro. XXXVIII EnANPAD Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração. Rio de Janeiro: ANPAD, 2014. Disponível em: http://bit.ly/anpadmkt
ISSN: 2177-2584

Outras produções bibliográficas

RIBEIRO, Renata Aquino. MANDAJI, Monica. O desafio do ensino digital: formação de professores e a integração da tecnologia ao currículo. 01/08/2013. Portal RELPE – Red Latinoamericana de Portales Educativos. Disponível em:
http://www.relpe.org/especial-del-mes/o-desafio-do-ensino-digital-formacao-de-professores-e-a-integracao-da-tecnologia-ao-curriculo/ ou https://pesquisaeducacao.files.wordpress.com/2013/10/relpe.pdf

MENGALLI, Neli Maria; RIBEIRO, Renata Aquino. FlashMeeting: Interface para Interação e Construção de Conhecimento na Web. Artigo produzido para disciplina virtual. PUC-SP e Open University. 2008. https://pesquisaeducacao.files.wordpress.com/2013/10/lattes-artigo-flashmeeting-neli-renata-3pgs.pdf

RIBEIRO, Renata Aquino. Letramento Digital: a Tecnologia na Sala de Aula como Aliada no Processo de Alfabetização. 18/10/2013. Portal Rioeduca. Disponível em: http://www.rioeduca.net/blogViews.php?bid=16&id=3936 ou https://pesquisaeducacao.files.wordpress.com/2013/10/rioeduca.pdf

Orientação

QUEIROZ, Regina. Marketing, força de vendas. Trabalho de conclusão de curso de Pós-Graduação Lato Sensu (Especialização) em Auditoria e Controladoria. UNICE Ensino Superior / IESF – Instituto de Ensino Superior de Fortaleza. 28/08/2014. Declaração da instituição. Disponível em: https://pesquisaeducacao.files.wordpress.com/2016/02/declaracao-especializacao.pdf

Deixe um comentário