Webquests dentro da sala de aula

Notícia – A professora Denise Mafra, da Escola Estadual Joaquim Silvado (SP), enviou um relato de experiência muito rico e detalhado, para que você, educador, possa acompanhar, passo-a passo, os seus procedimentos para o uso de webquests em sua prática pedagógica. O blog da escola documenta o projeto. Caso tenha algum projeto na área de educação e novas tecnologias, envie através do nosso canal Participe que ele pode ser publicado aqui no Yahoo! Busca Educação.


A partir do relato da professora, o Yahoo! Busca Educação planeja abrir um espaço privilegiado para que as escolas publiquem suas experiências com as novas tecnologias em sala aula, online, em tempo real. A proposta é que, na medida em que as experiências estão sendo vivenciadas na escola, os professores e seus alunos possam compartilhá-las com os usuários do blog YBE. Isto quer dizer que será possível acompanhar o processo, opinar, discutir, trocar opiniões com a escola em questão, possibilitando assim, uma aprendizagem conjunta sobre o tema proposto.
Veja o blog da Escola Estadual Dr. Joaquim Silvado, de São Paulo, capital e seu projeto de webquests para o Ensino Médio. Todos os docentes das séries envolvidas, além da coordenação e diretoria, estão participando do processo. E, no futuro, os usuários do blog YBE continuarão acompanhando esta experiência “ao vivo e a cores”. Bom proveito!
Saiba mais sobre o assunto webquests na entrevista com Jarbas Novelino Barato.
Por Januária Alves, coordenadora de conteúdo do Yahoo! Busca Educação

4 Comments

  1. Vocês estão fazendo a diferença…
    É emocionante poder ler este relato… E constatar que temos Professores/Educadores comprometidos com a construção do conhecimento em nosso país.
    O educador constrói, habita um mundo em que a interioridade faz uma diferença, em que as pessoas se definem por suas visões, paixões, esperanças e horizontes utópicos.
    O “aprender” visa apoiar e divulgar conhecimentos e iniciativas voltadas à melhoria da educação e disseminar experiências educacionais inovadoras.
    Você, Denise, esta fazendo a diferença! É privilegiada em poder acompanhar todo o processo… E junto com seus alunos, participar desta experiência tão rica, contemplando, a descoberta, o desafio, a crítica, a pesquisa e a colaboração.
    Parabéns, professores e alunos da Escola Estadual Joaquim Silvano.
    Parabéns, professora Denise Mafra.

  2. Olá! Recebemos através do Participe uma dica de Neli Maria Mengalli. O curso abaixo foi tão concorrido que esgotou rapidamente as inscrições mas é possível saber mais no site ou ficar em lista de espera para inscrições:
    Curso de extensão de Educação a Distância na Prática: Planejamento, Legislação e Implementação:
    http://cursosonline.cogeae.pucsp.br/index2.php?wcurso=EDP

  3. É muito bom saber que professores estão descobrindo a utilização desse instrumento. Nós, no Centro Interescolar Estadual Miécimo da Silva, Campo Grande, Rio de Janeiro, Escola Técnica de Ensino Profissional, estamos utilizando como instrumento de Recuperação do Bimestre e Dependências. Valeu a pena o artigo.

Deixe um comentário