Tese de doutorado sobre Web Currículo na biblioteca da PUC-SP

A tese “Caminhos para práticas pedagógicas inovadoras de ensino e aprendizagem: uma análise a partir dos I e II Seminários Web Currículo” já está online na biblioteca da PUC-SP.

Agradecimentos aos professores drs. que foram banca deste trabalho, com auxílio inestimável para chegar nesta versão: Maria Elizabeth B. de Almeida (orientadora), Hermes Renato Hildebrand, Maria da Graça Moreira da Silva, Maria Elisabette B. Prado e Nuria Pons V. Cañas.

Para referenciar:
RIBEIRO, R. A. Caminhos para práticas pedagógicas inovadoras de ensino e aprendizagem: uma análise a partir dos I e II Seminários Web Currículo. Tese. Doutorado em Educação: Currículo. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2012. Disponível em: http://bit.ly/renataphd Acesso em: ___/___/___.

Acesse:

http://bit.ly/renataphd

Ou busque pelo título em:

http://www.sapientia.pucsp.br

O volume também está disponível em PDF aqui

Resumo(s):
[pt] Padrões e práticas em tecnologia da educação para a web ainda são temas pouco discutidos entre educadores brasileiros. Os objetivos desta pesquisa incluem identificar características das práticas inovadoras no que se refere à integração de tecnologias ao currículo, analisar as publicações dos Seminários Web Currículo com a finalidade de elaborar categorias para auxiliar na identificação de tendências para práticas inovadoras, fazer um levantamento das publicações no blog Web Currículo, de 2008 a 2011, ressaltando publicações relacionadas aos temas referenciados e relevantes entre os trabalhos dos integrantes do grupo de pesquisa em tecnologias na educação, identificando elementos que apontem um uso inovador das tecnologias na educação integradas ao currículo, com base nas práticas relatadas na documentação dos seminários Web Currículo e das postagens do blog relacionado aos eventos. A metodologia de seleção de dados e análise de resultados utilizou-se de software de pesquisa qualitativa CHIC e análise de conteúdo além dos dados documentais (blog e artigos enviados ao I e II Web Currículo). A experiência com a edição da documentação online do I e II Seminário Web Currículo PUC-SP possibilitou examinar diversas dessas ideias, além dos caminhos propostos também pelo Programa de Pós-Graduação que realizou a atividade. Em 2008, o I Seminário Web Currículo PUC-SP aconteceu com o apoio do programa mencionado e trouxe como tema a integração de tecnologias de comunicação e informação ao currículo. A problemática do resgate dessas práticas, tendo em mente o contexto do uso da internet no Web Currículo, e contextualização são a investigação proposta. No ano de 2010, o II Seminário Web Currículo ampliou a proposta com a utilização de redes sociais e metaversos. A edição do blog Web Currículo e do Twitter durante as duas primeiras edições do evento trouxe descobertas valiosas sobre a importância que os pesquisadores e professores veem na integração de tecnologias de informação e comunicação ao currículo e aos estudos relacionados. Os resultados desta pesquisa trazem a identificação de características das práticas inovadoras no que se refere à integração de tecnologias ao currículo, uma análise das publicações dos I e II Seminários Web Currículo com a elaboração de categorias para auxiliar o mapeamento de tendências para práticas inovadoras.
[en] Standards and practices in education and technology on the web are still themes not very often discussed among Brazilian educators. The goals of this research include the identification of characteristics of innovative practices regarding the integration of technologies in the curriculum, the analysis of the publications of the Seminars Web Curriculum aiming to find categories for innovative practices, a panorama of the publications on Web Curriculum blog from 2008 to 2011, evidentiating publications related to the themes discussed and relevant between the participants of the research group in technologies in educaton, identifying elements which indicate an innovative use of technologies in education integrated with the curriculum, based on the practices reported in the documentation of the Seminars Web Curriculum and the textos in the blog related to the events. The methodology of selection of data and analysis of results used a software of qualitative research named CHIC and analysis of content beyond the documental data (blog and articles sent to I and II Seminars Web Curriculum). The experience of editing the online documentation of the I and II Seminar Web Curriculum PUC-SP made possible to examine several of these ideas, beyond the proposed paths of the Post-Graduate Program which promoted the activity. In 2008, the I Seminar Web Curriculum PUC-SP happened with the support of the program aforementioned and brought as theme the integration of technologies of communication and information to the curriculum. The context of the panorama of these practices, bearing in mind the larger implications of the use of the web in Web Curriculum, and their analysis are the goals of this investigation. In the year 2010, the II Seminar Web Curriculum expanded the proposal with the use of social networks and metaverses. The edition of the blog Web Curriculum and of the Twitter during the two first editions of the event have brought valuable discoveries about the importance that researchers and teachers see in the integration of technologies of information and communication to the curriculum and the studies related to it. The results of this research have brought the identification of characteristics of innovative practices pertaining to the integration of web technologies into the curriculum and the analysis of the publications of I and II Seminars Web Curriculum with the proposition of categories to aid mapping the tendencies for innovative practices

Titulação: Doutor em Educação: Currículo

Contribuidor(es):
[Orientador] Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida

Assunto(s):
[pt] Tecnologia
[pt] Educação
[pt] Práticas pedagógicas
[pt] Web Currículo
[pt] Web 2.0
[en] Technology
[en] Education
[en] Pedagogical practices
[en] Web Curriculum
[pt] PSICOLOGIA

Data da defesa: 27/11/2012

AGRADECIMENTOS

Gostaria de agradecer a todos aqueles que colaboraram com este trabalho especialmente a profa. Dra. Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida, uma orientadora capaz de compreender e motivar até mesmo nos momentos mais difíceis que envolvem a produção de um trabalho como este.
Agradeço também às professoras participantes da minha banca de qualificação Maria da Graça Moreira da Silva, Maria Elisabette Brisola Brito Prado e Odete Sidericoudes que trouxeram valiosas colaborações para este trabalho.
Os professores do Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo apoiaram também esta caminhada com os muitos ensinamentos nas disciplinas e eventos do curso. Professores da PUC-SP com quem convivi e cujo trabalho me inspirou como Hermes Renato Hildebrand e Marisa Cavalcante.
Muitos dos meus colegas da PUC-SP são co-responsáveis por este trabalho, tendo colaborado tanto com o Web Currículo. Mas quero citar em especial Monica Mandaji dos Santos, que esteve presente durante todo o processo e compartilhou das alegrias e das agruras da produção docente. Tiveram papel inestimável de apoio na revisão e leitura crítica deste trabalho Drica Veloso, Carla Sanches e Maíra Onaga. Gostaria de citar todos, mas sei que não será possível então trago aqui alguns nomes e espero sempre prestigiá-los na continuidade das nossas produções científicas na web e fora dela: Renata Kelly da Silva, Adriana Terçariol de Lima, Maria Paulina de Assis, Aneridis Monteiro, Jarina Fernandes, Neli Maria Mengalli, Prissila Garcia, Flávio Sapucaia, Maria Eduarda Menezes, Marilda Massucato Braga, Rubem Paulo Saldanha, Diane Mota Mello Freire, Angélica Ramaccioti e muitos mais da PUC-SP.
Educadores inspiradores que fizeram a vivência na área de tecnologia na educação ir muito além de uma grande aventura do conhecimento: Nuria Pons, Paula Carolei, Fabiana Prianti, Luciano Gamez, Priscila Gonsales, Danielle Sales, Miriane Hokama e tantos mais.
Agradecimentos também à minha família, aos amigos e à equipe da PUC-SP sempre tão simpática e apoiadora.

Deixe um comentário