Votar em quem?

Atividade sugerida – As eleições 2006, em que elegeremos Presidente, Governadores, Senadores, Deputados Federais e Deputados Estaduais, estão se aproximando. Os professores, rapidamente se organizam para propor atividades que possam colaborar para que, desde crianças, os alunos se prepararem para o exercício da democracia, expresso também e particularmente no ato de elegermos, pelo voto direto, nossos representantes nas diversas instâncias de poder.


Durante o processo de abertura política [1974–1985], com as sucessivas e gradativas conquistas do voto direto para quase todos os cargos eletivos da República, era comum nas escolas acontecerem debates, em que representantes de diferentes orientações políticas eram convidados a conversar com os alunos. Invariavelmente esta atividade era seguida de uma simulação de eleição, com direito a campanhas dos “alunos-candidatos”, devidamente acompanhada de votação e respectiva apuração dos votos retirados das urnas improvisadas, cuidadosamente distribuídas pelos pátios das escolas. Isto nos parecia um ensaio fundamental e uma importante experiência para o exercício democrático tão arduamente reconquistado.
Hoje, tudo nos leva a crer que a eleição direta no Brasil é uma conquista irreversível. Tanto que é comum, em dias de votação, pais levarem pelas mãos seus filhos pequenos e – sob o olhar complacente dos mesários – apertarem as teclas e sorridentes verem seus votos “confirmados”. Desse tipo de treinamento, acho, não precisamos mais.
No entanto, estamos diante de um outro enorme desafio, o de qualificar nossa democracia. Isto é, não basta exercermos o direito do voto, precisamos saber em quem votar . Em meio a tantos escândalos de corrupção, mais do que reverberar o que a mídia tem divulgado sobre “mensaleiros” e “sanguessugas”, é necessário tomarmos a tarefa de assegurar aos estudantes a crença na potência do voto e da instância política como espaço de afirmação de valores éticos fundamentais para a construção do sentido do “social” e “coletivo”.
Atividade 1: Política nas mídias: pesquisa na internet
Atividade 2: Em quem mesmo votei?

Confira a cobertura completa das Eleições no Yahoo! Brasil
Por Flávia Aidar, coordenadora pedagógica

10 Comments

  1. Esse caminho, é um deles, para democratizar o Pais, com mais rigor ou seja ajudar a democracia tomar seu rumo certo no Brasil. Temos que exigir dos governantes uma verdadeira reforma política imediatamente mudando até alguns artigos na Constituição Federal, banindo a corrupção de forma segura ao Pais, sem tamanho desrespeito a sociedade que os elegem.

  2. Desejo receber sugestões de musicas e apresentações para o dia dos pais, para turma de Educação Infantil. Obrigada!

  3. ola!
    Gostaria de receber sugestão de como trabalhar dificuldades de leitura e escrita com alunos de 1ªe 2ª série do ensino fundamental, seguida de atividades.Obrigada! Professora Eliane Vasconcelos.

  4. gostaria de receber dicas relacionadas as datas comemorativas, brincadeiras para crianças a partir de 2 anos. Enfim, preciso muito e vocês estão de parabéns este site é ótimo

  5. Preciso urgente de idéias para Lembrancinha para o Dia dos Pais!!!
    Sou professora de uma turma de jardim II(Educação Infantil)
    Desde já obrigada!

Deixe um comentário